top of page
Banner_Projeto_Home.png

Ficha técnica

Caminhos para pensar o Brasil com Lenira Carvalho é fruto do projeto de investigação "A história e o pensamento de Lenira Carvalho: mediações possíveis para pensar sobre o Brasil de hoje e de ontem", realizado através de uma parceria entre o SOS Corpo Instituto Feminista para Democracia, a Parabelo Filmes e o Centro de Cultura, Linguaguens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT-UFRB).


O projeto contou com apoio da Fundação Friedrich Ebert Brasil e da Fundação Open Society.

Equipe

Coordenação, pesquisa e elaboração dos conteúdos

Sophia Branco é socióloga, educadora feminista e realizadora audiovisual. Atualmente desenvolve doutorado em Sociologia na Universidade Federal de Pernambuco e na Universitat de Barcelona. Suas áreas de interesse são sociologia política e sociologia histórica, tem experiência com pesquisas sobre movimentos feministas e movimentos de mulheres no Brasil, trabalho doméstico e pensamento social moçambicano. É militante do Fórum de Mulheres de Pernambuco/Articulação de Mulheres Brasileiras e integrante do selo independente Parabelo Filmes.

Pesquisa e elaboração dos conteúdos

Carmen Silvia Maria da Silva é educadora feminista e atua no SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia. É jornalista (UFMA), mestra em História e Filosofia da Educação (PUC-SP) e em Políticas Públicas (UFMA) e doutora em sociologia (UFPE). Tem experiência em educação popular e pesquisa com movimentos sociais e participação política. É militante do Fórum de Mulheres de Pernambuco/Articulação de Mulheres Brasileiras.

Pesquisa e elaboração dos conteúdos

Luís Henrique Leal é realizador audiovisual, diretor de fotografia e professor de fotografia e tecnologias audiovisuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atualmente, é doutorando em Comunicação Audiovisual na Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha), onde desenvolve pesquisa em torno das imagens fotográficas da ditadura militar brasileira. Suas áreas de pesquisa são Cinema, Fotografia e Estudos Visuais.

Revisão

Cristina Lima nasceu em Petrópolis, RJ, e reside desde 1999 em João Pessoa, PB. Mulher negra, feminista, jornalista, educomunicadora, editora e revisora, com foco na publicação e visibilização do conhecimento produzido por mulheres. Atuou como Secretária Executiva e integrou a Coletiva Dinamizadora da Universidade Livre Feminista, tendo feito parte ainda das equipes da Cunhã Coletivo Feminista e da Bamidelê Organização de Mulheres Negras na Paraíba.

Pesquisa e elaboração dos conteúdos

Camila Teixeira Lima é formada em Ciências Sociais (UFPE), mestra e doutora em sociologia (UNICAMP). É professora de Sociologia do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco, onde vem desenvolvendo projetos para fortalecimento das ações afirmativas, questões étnico-raciais e fortalecimento dos povos tradicionais. Atua como membro da Comissão Permanente de Avaliação de Candidatos Autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas – PPI, no âmbito do IF Sertão-PE. Suas áreas de interesse são Questões Étnicos-Raciais; Educação afrocentrada e indígena; Anticolonialismo e Literatura Afrodescendente Feminina.

Pesquisa e elaboração dos conteúdos

Guilherme Figueredo Benzaquen é pesquisador, professor e artista. Ele é doutor em sociologia e atualmente é pós-doutorando na Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de sociologia política, com pesquisas sobre movimentos sociais, violência coletiva, teoria crítica e financeirização.

Projeto gráfico e Webdesign

Isabella Alves é artista visual, pesquisadora e designer. Com formação acadêmica em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pernambuco, tem um histórico profissional dinâmico no encontro entre as artes visuais, o design autoral e a educação popular. Desenvolve recursos gráficos para projetos de arte, cultura e militância política, criando identidades visuais para campanhas, livros e projetos diversos para várias regiões do Brasil. 

Realização

Apoio

Lenira_logos_apoio.png
bottom of page