top of page

Roteiros pedagógicos

Para Lenira Carvalho, pensar sobre a sua vida era uma forma de pensar sobre o mundo. Seu processo de construção do conhecimento carrega referências das suas vivências com a educação popular, sobretudo na Juventude Operária Católica e no diálogo com os movimentos feministas. Na elaboração deste material, desenvolvemos roteiros pedagógicos que também dialogam com essas referências, propondo metodologias que buscam incentivar um olhar crítico das participantes para as suas próprias vidas, construir espaços de troca, escuta ativa, elaboração coletiva e conexão com o conhecimento que as participantes trazem das suas trajetórias. O material também incentiva um olhar sobre os filmes e o audiovisual não como ilustração de um discurso, mas como uma fonte de conhecimento para além do conteúdo apresentado, que atravessa também a experiência construída em torno da obra como possibilidade de encontrar novas formas de olhar e de pensar sobre o mundo.

O que são os roteiros pedagógicos?

Caminhos para pensar o Brasil com Lenira Carvalho está dividido em doze roteiros pedagógicos, cada um voltado à discussão de um tema. Os roteiros começam com uma apresentação, seus objetivos e uma indicação de outros roteiros relacionados. Em seguida, apresentamos um resumo do percurso pedagógico com uma estimativa do tempo necessário para a realização das atividades, os materiais a serem utilizados e indicações para a preparação da educadora que irá conduzir o encontro, seja uma aula ou uma oficina. Os roteiros propõem caminhos pedagógicos, mas não são propriamente um material de estudo sobre as temáticas apresentadas. O conhecimento prévio ou estudo complementar das educadoras é importante para garantir o aprofundamento das discussões.

No passo a passo do roteiro, detalhamos a metodologia de cada momento do encontro, com diferentes propostas de utilização do filme e do livro para as discussões temáticas. Por último, em todos os roteiros trazemos um texto complementar que coloca em diálogo o pensamento de Lenira e o de outras autoras, um pequeno glossário e sugestões de filmes, leituras e podcasts para aprofundar as discussões propostas. Alguns roteiros contam, ainda, com anexos que reúnem subsídios necessários para o desenvolvimento das atividades. Os textos complementares expressam de forma sintética o nosso entendimento sobre a contribuição de Lenira em relação àquela temática. Além de uma referência para as educadoras que desejarem trabalhar com o material, alguns roteiros utilizam os textos como subsídios nas próprias atividades propostas, e eles também podem ser distribuídos para leitura posterior entre as participantes da aula ou oficina, como uma forma de consolidação do conhecimento discutido no encontro.

Ao longo dos textos, utilizamos a flexão de gênero no feminino na maior parte das vezes, como forma de estabelecer o protagonismo das mulheres na maneira como imaginamos a história e pensamos sobre temas diversos que atravessam a nossa sociedade. Em algumas situações, optamos pelo uso do masculino por acreditarmos que era significativo demarcar essa identidade. Por exemplo, quando falamos nos patrões e patroas das trabalhadoras domésticas, consideramos que era importante visibilizar a presença dos homens como patrões nessa relação, já que as discussões cotidianas sobre trabalho doméstico mais comumente giram em torno das relações entre patroas e empregadas.

Apesar de apresentarmos roteiros detalhados, o material não foi pensado para ser utilizado de forma estrita. Na sua produção, reunimos metodologias que utilizamos no dia a dia das nossas atividades como educadoras, buscando colocar o pensamento de Lenira Carvalho em contato com o de outras autoras e apresentar dados que nos convidam a atualizar e aprofundar questões levantadas por Lenira ao longo da sua trajetória. No processo de elaboração do material, fomos experimentando e misturando diferentes referências em busca de caminhos criativos para incentivarmos espaços de troca. Sugerimos que as educadoras que encontrarem esse material façam esse mesmo exercício de experimentação, adaptando os caminhos propostos de acordo com as suas necessidades e condições, mesclando propostas que estão em diferentes roteiros e inventando novas metodologias a partir do que apresentamos.

Para baixar a publicação completa, que reúne todos os roteiros, clique aqui.

bottom of page