Roteiro 09.
Religião e justiça social
Neste roteiro pedagógico, propomos discussões sobre a experiência da Igreja dos Pobres no Recife e em Olinda e sobre o contexto da Teologia da Libertação na América Latina a partir da trajetória de Lenira Carvalho e do seu engajamento com a Juventude Operária Católica (JOC). Lançamos luz sobre como a vivência dentro desse universo foi fundamental para a sua formação política, dando um sentido de consagração da vida à causa das trabalhadoras domésticas e a uma visão de mundo comprometida com a transformação social. Ao discutir a experiência de Lenira na JOC, esta aula ou oficina busca abrir caminhos para debates sobre a relação entre religião e política e as disputas permanentes que permeiam os campos religiosos. As atividades apresentadas neste roteiro podem, ainda, contribuir para discussões sobre o pensamento cristão que se impõe como hegemônico no atual contexto brasileiro.
Objetivos
-
Apresentar a importância da experiência na Juventude Operária Católica (JOC) para a elaboração do pensamento de Lenira Carvalho.
-
Promover debates sobre a relação entre religião e política.
Para aprofundar
Hora Americana (Podcast de História das Américas) 60: A Teologia da Libertação na América Latina.
PAUTA PÚBLICA 82: Evangélicos no Brasil: um assunto complexo.
A luta das trabalhadoras domésticas, a Igreja dos Pobres e o feminismo popular: a formação de um campo político contado a partir da trajetória de Lenira Carvalho, artigo de Carmen Silva e Sophia Branco publicado na Paralellus, Recife, v. 11, n. 28, set.-dez. 2020, p. 429-457.
Roteiros relacionados