top of page
roteiro10_BANNER.jpg

Roteiro 10.

Ditadura empresarial-militar (1964-1985)

Esta aula ou oficina busca promover um debate sobre a instauração do regime autoritário no Brasil entre 1964 e 1985. Utilizamos a denominação ditadura empresarial-militar para nos referirmos a esse período em diálogo com o historiador uruguaio René Dreifuss, para quem a ditadura brasileira não deve ser compreendida apenas como um golpe militar porque contou também com a participação da sociedade civil. Ele especificou, entretanto, que a parcela civil tinha um caráter de classe, ou seja, que era constituída prioritariamente pelo empresariado.

O golpe de 1964 ocorreu durante um momento do governo de João Goulart em que a sociedade brasileira vivia intensas disputas políticas centradas nas reformas de base. Nesse contexto, proliferava o medo das elites em relação às reivindicações das camadas populares em torno da ampliação da justiça social no país. Propomos uma discussão sobre esse período do país a partir dos relatos de prisão e perseguição de Lenira Carvalho, por sua participação em movimentos sociais de esquerda. Em seu relato, fica perceptível que o regime ditatorial foi construído com base na negação dos direitos políticos de cidadãs brasileiras. 

Ao longo da aula ou oficina, as participantes terão a oportunidade de debater tópicos como: (1) o contexto político pré-golpe militar de 1964; (2) a Marcha da Família com Deus pela Liberdade e a defesa de um projeto conservador; (3) a perseguição política, as torturas e os assassinatos promovidos pela ditadura; (4) a resistência à ditadura.

 

Objetivos

  • Promover reflexões sobre as opressões e as resistências que ocorreram na ditadura empresarial-militar no Brasil (1964-1985).

  • Difundir depoimentos que revelam o caráter autoritário desse período recente da história brasileira.

Subsídio para o Momento 1.
Sensibilização

Episódio 3: Mulheres na Ditadura, da série Incontáveis produzida pela Comissão da Memória e da Verdade da UFRJ.

Para aprofundar

bottom of page