Roteiro 10.
Ditadura empresarial-militar (1964-1985)
Esta aula ou oficina busca promover um debate sobre a instauração do regime autoritário no Brasil entre 1964 e 1985. Utilizamos a denominação ditadura empresarial-militar para nos referirmos a esse período em diálogo com o historiador uruguaio René Dreifuss, para quem a ditadura brasileira não deve ser compreendida apenas como um golpe militar porque contou também com a participação da sociedade civil. Ele especificou, entretanto, que a parcela civil tinha um caráter de classe, ou seja, que era constituída prioritariamente pelo empresariado.
O golpe de 1964 ocorreu durante um momento do governo de João Goulart em que a sociedade brasileira vivia intensas disputas políticas centradas nas reformas de base. Nesse contexto, proliferava o medo das elites em relação às reivindicações das camadas populares em torno da ampliação da justiça social no país. Propomos uma discussão sobre esse período do país a partir dos relatos de prisão e perseguição de Lenira Carvalho, por sua participação em movimentos sociais de esquerda. Em seu relato, fica perceptível que o regime ditatorial foi construído com base na negação dos direitos políticos de cidadãs brasileiras.
Ao longo da aula ou oficina, as participantes terão a oportunidade de debater tópicos como: (1) o contexto político pré-golpe militar de 1964; (2) a Marcha da Família com Deus pela Liberdade e a defesa de um projeto conservador; (3) a perseguição política, as torturas e os assassinatos promovidos pela ditadura; (4) a resistência à ditadura.
Objetivos
-
Promover reflexões sobre as opressões e as resistências que ocorreram na ditadura empresarial-militar no Brasil (1964-1985).
-
Difundir depoimentos que revelam o caráter autoritário desse período recente da história brasileira.
Baixar
Roteiro 10.
completo
Baixar apenas
o Texto
complementar
Subsídio para o Momento 1.
Sensibilização
Episódio 3: Mulheres na Ditadura, da série Incontáveis produzida pela Comissão da Memória e da Verdade da UFRJ.
Subsídios para o Momento 4.
Atividade sobre os apoiadores e gestores da ditadura
Para aprofundar
A democracia brasileira derrubada pela "democracia” americana. Entrevista com Carlos Fico em 17 de março de 2014.
Ditadura “civil-militar”?: Controvérsias historiográficas sobre o processo político brasileiro no pós-1964 e os desafios do tempo presente, artigo de Demian Melo publicado na Espaço Plural, n. 27, 2012, p. 39-53.
Torturado, Frei Tito foi perseguido por fantasma de delegado até sua morte, de Leonardo Sakamoto. Brasil de Fato, 26 de agosto de 2021.
Aos que vieram antes de nós (2021). Direção de Caioz e Luís Henrique Leal
Cabra Marcado para Morrer (1984). Direção de Eduardo Coutinho.
Retratos de identificação (2014). Direção de Anita Leandro.