top of page
roteiro11_BANNER.jpg

Roteiro 11.

As trabalhadoras domésticas
e a Constituinte

Neste roteiro pedagógico propomos uma discussão sobre a participação popular e, mais especificamente, a atuação das trabalhadoras domésticas no processo de elaboração da Constituição de 1988. Ele utiliza como recursos pedagógicos o filme Emendas populares na Constituinte (12 min), realizado pela TV Senado, e o pensamento de Lenira Carvalho, exposto no seu discurso na Constituinte, que integra o livro A luta que me fez crescer e outras reflexões. Poderá ser útil para trabalhos educativos em sala de aula em escolas de ensino médio e universidades ou em processos educativos com militantes de movimentos sociais. Com o roteiro pode-se discutir concepções de poder e participação política, a luta por direitos sociais e a incidência das trabalhadoras domésticas no processo de participação popular na Constituinte em defesa dos seus direitos como categoria de trabalhadoras.

 

​

Objetivos

​

  • Contribuir para a memória da participação das trabalhadoras domésticas organizadas no processo Constituinte na década de 1980.

  • Refletir sobre participação política de grupos sociais sub-representados nos espaços institucionais de poder.

Subsídio para o Momento 3.

Exposição sobre a participação popular na Constituinte de 1987-1988

Para aprofundar

Fomos capazes de chegar até aqui, somos capazes de andar mais. Entrevista com Lenira Carvalho, entrevista de Lenira Carvalho a Paula Andrade e Carmen Silva, publicada na Revista Cadernos de Crítica Feminista - Mulheres Participação e Democracia. Ano II, nº 1, dez 2008.

bottom of page