Roteiro 11.
As trabalhadoras domésticas
e a Constituinte
Neste roteiro pedagógico propomos uma discussão sobre a participação popular e, mais especificamente, a atuação das trabalhadoras domésticas no processo de elaboração da Constituição de 1988. Ele utiliza como recursos pedagógicos o filme Emendas populares na Constituinte (12 min), realizado pela TV Senado, e o pensamento de Lenira Carvalho, exposto no seu discurso na Constituinte, que integra o livro A luta que me fez crescer e outras reflexões. Poderá ser útil para trabalhos educativos em sala de aula em escolas de ensino médio e universidades ou em processos educativos com militantes de movimentos sociais. Com o roteiro pode-se discutir concepções de poder e participação política, a luta por direitos sociais e a incidência das trabalhadoras domésticas no processo de participação popular na Constituinte em defesa dos seus direitos como categoria de trabalhadoras.
Objetivos
-
Contribuir para a memória da participação das trabalhadoras domésticas organizadas no processo Constituinte na década de 1980.
-
Refletir sobre participação política de grupos sociais sub-representados nos espaços institucionais de poder.
Baixar
Roteiro 11.
completo
Baixar apenas
o Texto
complementar
Subsídio para o Momento 3.
Exposição sobre a participação popular na Constituinte de 1987-1988
Documentário Emendas populares na Constituinte (12 min), realizado pela TV Senado.
Para aprofundar
Fomos capazes de chegar até aqui, somos capazes de andar mais. Entrevista com Lenira Carvalho, entrevista de Lenira Carvalho a Paula Andrade e Carmen Silva, publicada na Revista Cadernos de Crítica Feminista - Mulheres Participação e Democracia. Ano II, nº 1, dez 2008.
Episódio Faltou gente nessa festa, do podcast Jogo de Cartas.
Emendas populares na Constituinte, produzido pela TV Senado.