Roteiro 12.
Feminismo e a luta das trabalhadoras domésticas
Essa aula ou oficina é um convite para pensarmos sobre a pluralidade da resistência feminista no Brasil e as transformações que marcaram esse campo político ao longo das últimas décadas. Partimos das reflexões de Lenira Carvalho sobre os seus encontros com o feminismo para abordar temas como as desigualdades que existem entre as mulheres; a introdução das discussões sobre o corpo e a sexualidade na militância dos movimentos populares das décadas de 1970 e 1980; os impasses na adesão à luta pela legalização do aborto numa sociedade religiosa como a brasileira; e a luta permanente pela valorização do trabalho das mulheres. Esses temas são abordados a partir da ótica de uma mulher trabalhadora doméstica que, na sua trajetória política, se engajou em movimentos feministas e refletiu sobre os desafios colocados para a construção de alianças políticas frente às diferenças e desigualdades que existem entre as mulheres. A contribuição de Lenira Carvalho nos serve como referência para explorar elementos da trajetória do feminismo brasileiro muitas vezes pouco visíveis, que nos ajudam a pensar sobre como foi se moldando o feminismo que conhecemos hoje.
Objetivos
-
Apresentar as alianças construídas historicamente entre os movimentos feministas e a luta das trabalhadoras domésticas no Brasil.
-
Promover discussões sobre afinidades, desigualdades e diferenças na diversidade da organização política das mulheres.
-
Propor reflexões sobre a diversidade de sujeitos políticos que constroem o feminismo no Brasil.
Para aprofundar
Diálogos Feministas: nossos feminismos e a conjuntura política. Sistematização publicada em 2022 pela Fundação Friedrich Ebert Brasil e pelo SOS Corpo Instituto Feminista para Democracia.
Vai avançar o feminismo popular!, de Carmen S. M. Silva. Capítulo do livro Teorias em movimento: reflexões feministas na Articulação Feminista Marcosul.
Para onde vamos? Feminismo como movimento social. Coletânea de textos sobre os movimentos feministas no Brasil, publicado pelo SOS Corpo Instituto Feminista para Democracia em 2020.
FMPE - Imagens de luta. A publicação é fruto de um processo de imersão no acervo fotográfico do Fórum de Mulheres de Pernambuco. A pesquisa foi realizada como parte do projeto Rastros e Levantes, pela comissão de Memória do FMPE, Marcela Lins e Guilherme Benzaquen.
Memória e Movimentos Sociais. Projeto que reúne fotografias, de cunho etnográfico e documental, de autoria da fotógrafa Claudia Ferreira e tem como missão contribuir para o resgate da memória dos movimentos sociais contemporâneos e ser uma fonte de Fotografia Pública dos movimentos sociais brasileiros, especialmente os movimentos feministas.
Almerinda, uma mulher de trinta (1991). Documentário poético dirigido por Angela Freitas e Joel Zito Araújo.
Mulheres Rurais em Movimento (2015), de Héloïse Prévost e Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste (MMTR-NE)
Corpos políticos (2016). Curta-metragem realizado pelo Mape - Mulheres no Audiovisual Pernambuco.