top of page
roteiro6_BANNER.jpg

Roteiro 06.

Trabalho

Nesta aula ou oficina propomos reflexões sobre os trabalhos que criam e sustentam o mundo em que vivemos. Partimos de um exercício que se debruça sobre a própria vida das participantes para desenvolver coletivamente um entendimento sobre o que é trabalho, como ele está distribuído na nossa sociedade e qual é o valor que damos às diferentes atividades que permeiam nosso cotidiano. O roteiro levanta, também, debates sobre a importância de entender como a desvalorização de certas atividades caminha lado a lado com a desvalorização das pessoas que desempenham essas funções, e sobre a importância de compreendermos que os diferentes mundos do trabalho são mais interligados e interdependentes do que normalmente conseguimos perceber.

 

A partir do filme Digo às companheiras que aqui estão e da leitura de trechos do livro A luta que me fez crescer e outras reflexões, abrimos a discussão sobre o lugar do trabalho doméstico no Brasil e suas raízes históricas que remontam ao período da escravidão e à desvalorização dos trabalhos atribuídos às mulheres. Partimos das reflexões elaboradas por Lenira Carvalho para levantar debates sobre as dimensões de gênero, raça e classe que atravessam os trabalhos que desempenhamos, estabelecendo diálogo com as concepções de mundos do trabalho de Verônica Ferreira, Rivane Arantes e Carmen Silva e com o conceito de divisão sexual do trabalho.

 

​

Objetivos

​

  • Promover reflexões sobre o que é trabalho e como ele está distribuído na sociedade e nas nossas vidas.

  • Refletir sobre a imbricação entre as desigualdades de classe, raça e de gênero nos mundos do trabalho.

  • Levantar discussões sobre o valor do trabalho doméstico na sociedade em que vivemos.

Para aprofundar

Capítulo Um outro mundo do trabalho é possível e necessário, do livro Nosso Trabalho sustenta o mundo, organizado por Carmen Silva, Rivane Arantes e Verônica Ferreira. Publicado pelo SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia.

Introdução do livro Os cuidados do Brasil: mercado de trabalho e percepções, organizado por Hildete Pereira de Melo, Lucilene Morandi e Lorena Lima de Moraes. Publicado pela Fundação Friedrich Ebert Brasil.

bottom of page