
Roteiro 05.
Classes Sociais
A aula ou oficina parte das contribuições teóricas e analíticas de Lenira Carvalho para promover uma discussão sobre classes sociais. Buscamos demonstrar a importância de compreender a sociedade a partir dos conceitos de “classe social”, “classe em si”, “classe para si” e “luta de classes”. Além disso, temos a intenção de proporcionar uma reflexão acerca das disputas de classe mais relevantes no Brasil contemporâneo. Desse modo, as participantes trabalharão com questões mais teóricas e com análises sociais, políticas e econômicas.
A discussão sobre classes sociais tem muitas vertentes que se desdobram em disputas teóricas e políticas. Lenira Carvalho formula as questões de classe a respeito das trabalhadoras domésticas com um enfoque marxista. Isso significa que pensamos o roteiro pedagógico em diálogo com Karl Marx para enfatizar que a sociedade capitalista é conflitiva e dividida em classes sociais, onde algumas classes se beneficiam e outras se prejudicam. Essa divisão é determinada pela exploração no trabalho, porém tem desdobramentos em toda a vida dos indivíduos (ver mais no Glossário). Utilizamos também as contribuições de Edward Thompson, por sua ênfase nas experiências cotidianas como fatores centrais na construção da classe social como sujeito político. Para ele, as classes sociais existem como experiências partilhadas e como articulação de interesses. Essa é uma forma de compreensão da questão muito próxima à de Lenira. Em suma, Karl Marx, Edward Thompson e Lenira Carvalho compreendem as classes sociais de modo histórico e conflitivo fundamentado na experiência das explorações e na constituição de um sujeito político através de disputas. Esse é o enfoque teórico e crítico que guiou a proposta de atividades desta aula ou oficina.
Objetivos
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Promover reflexões sobre a divisão da sociedade em classes sociais desiguais.
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Refletir acerca de como as classes sociais disputam a forma como a sociedade se estrutura.
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Para aprofundar
Trabalhadoras domésticas no Brasil: sujeitos ou sujeitadas na classe, no gênero e na raça?, artigo de Mary Castro publicado na Revista Princípios, 39 (159), 126-150, 2020.
Luta de classes (2021). Episódio de Tempero Drag.
A distância que nos une: um retrato das desigualdades brasileiras (2017). Relatório da OXFAM Brasil.
Manifesto comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels.
Prefácio de A formação da classe operária inglesa 1: A árvore da liberdade, de Edward Palmer Thompson.