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Roteiro 01.

Experiência e conhecimento

Lenira Carvalho tinha uma maneira especial de refletir sobre suas vivências e as de suas companheiras. Partia da observação e da escuta, transformando experiências compartilhadas em produção de conhecimento e elaboração de estratégias para a transformação do mundo. Este Roteiro Pedagógico pretende apresentar reflexões sobre a forma como Lenira construía seu pensamento, a partir de um processo indissociável entre o aprendizado a partir da sua experiência e da experiência compartilhada por outras trabalhadoras domésticas. Sua maneira de refletir sobre o mundo é marcada pelos espaços de formação política que atravessaram a sua trajetória, como a Juventude Operária Católica (JOC) e encontros feministas. É uma forma de produção de conhecimento que possui afinidades com as tradições dos grupos de autoconsciência ou autorreflexão feministas e a educação popular no Brasil e na América Latina.

 

Nessa proposta de aula ou oficina, sugerimos atividades que impulsionem reflexões sobre como o que vivemos, quando refletido, pode ser potente para o processo de produção do conhecimento e para ação política. Colocamos o pensamento de Lenira Carvalho em diálogo com discussões feministas sobre produção do conhecimento, com as contribuições de Paulo Freire para a educação popular e com as reflexões de bell hooks sobre como a produção do conhecimento pode ser um espaço de cura e libertação coletiva. 

 

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Objetivos

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  • Refletir sobre como a experiência pode ser potente para o processo de produção do conhecimento e para a ação política.

  • Compreender a relação entre experiência (aprender com a vida), conhecimento (elaboração) e organização política (ação), em Lenira Carvalho.

  • Apresentar as afinidades entre o pensamento de Lenira Carvalho, discussões feministas sobre a produção do conhecimento e as concepções de educação popular de Paulo Freire e bell hooks.

Para aprofundar

A produção do conhecimento na práxis criativa do feminismo a partir de uma perspectiva materialista, situada e emancipatória. Artigo de Maria Betânia Ávila e Verônica Ferreira publicado em Cadernos de Crítica Feminista, ano VIII, n 07, dez de 2014.

Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade, de bell hooks publicado. Deste livro sugerimos a leituras da Introdução e dos capítulos “Pedagogia engajada” e “Paulo Freire”.

Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, de Paulo Freire.

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